loading...

Se tens mota a partir de Outubro vais ser mandado parar mais vezes pela GNR!


É já a partir de Outubro próximo que quem tem mota vai passar a ser fiscalizado com mais frequência pelas autoridades.

E aquilo que até agora residia num vazio legal praticamente, vai passar a ser controlado e as multas prometem ser pesadas.

Estamos a falar na inspecção periódica obrigatória, que tal como já existe para os automóveis há vários anos, vai passar a ser obrigatório para motos com mais de 250cc. Paulo Areal, presidente da ANCIA queria mesmo ir mais longe e extender a medida a todos os veículos motorizados de qualquer cilindrada, incluindo os agrícolas, com o argumento que o investimento que os centros de inspecção tiveram de fazer foi enorme, para agora só “ganharem” com as inspecções a motos com mais de 250 centímetros cúbicos.

Por norma os motociclistas – até pela natureza do veículo em si que só tem 1 roda por eixo e por isso é menos propenso a ter problemas na travagem por exemplo, mas também porque a sua segurança está mais exposta aos elementos – são mais atenciosos no que diz respeito à manutenção dos seus veículos de 2 rodas, normalmente é nos automóveis que se nota um maior desleixe a nível de pneus, travagem e iluminação, mas desengane-se quem julga que esses serão os problemas maiores no que toca às inspecções que agora vão ter de fazer e que serão fiscalizadas pelas autoridades.

Quem tem ou já teve moto sabe que é comum fazerem-se pequenas alterações estéticas, como remover espelhos, alterar os piscas, ou até mesmo cortar o “bacalhau” da matrícula, tudo isso e também as emissões de gases passarão a ser controladas nos centros de inspecção, pelo que se adivinham problemas para muitos motociclistas que certamente terão de gastar avultadas quantias nas oficinas para rectificar essas alterações.

Fonte do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas em declarações ao Jornal de Notícias afirmou ainda que está a ser estudado o alargamento da medida também a motos de cilindrada inferior, pois existem cerca de um milhão de veículos deste tipo em circulação, mas que para já passará apenas a ser obrigatória para as 250cc ou superiores.

Fonte e foto: Altamente


Share this:

Loading...
 
Copyright © Luso24. Designed by OddThemes | Since 2017
googleecfd0c776a0c6686.html