loading...

A app de Edward Snowden que transforma telemóveis num sistema de vigilância

Chama-se Haven. A aplicação de Edward Snowden está disponível desde sexta-feira e é gratuita. Haven dá a habilidade de transformar um simples sistema Android num sistema de vigilância caseiro.

O exílio político na Rússia — onde Edward Snowden está desde Agosto de 2013 — não significa que fique parado. O antigo consultor da Agência de Segurança Norte-Americana (e protagonista de uma das maiores revelações sobre vigilância da história dos Estados Unidos) Edward Snowden criou a Haven, uma aplicação que permite transformar um Android num sistema de vigilância caseiro.


Haven é para pessoas que precisam de uma forma de proteger os seus espaços pessoais e pertences sem comprometer a própria privacidade”, pode ler-se no site da aplicação.

Haven, resultante de uma parceria com a Fundação pela Liberdade de Imprensa e o The Guardian Project, está disponível na Google Play desde a passada sexta-feira, numa versão experimental e gratuita.

A aplicação utiliza as potencialidades dos smartphones — câmaras, microfones e sensores — para cruzar informação obtida através deles. A Haven permite detetar movimento e vibração, recolher imagens, sons e mudanças de luz. A cada sinal detetado é enviada uma notificação ao utilizador para outro dispositivo, através de uma mensagem de texto ou através de outras aplicações como a Signal ou a Tor, como aconselha Edward Snowden.

A Haven permite, não só recolher informações sobre o que se passa na zona onde está o telemóvel quando não estamos perto dele, mas que seja adaptada às necessidades dos utilizadores.

Fonte e Foto: Observador


Share this:

Loading...
 
Copyright © Luso24. Designed by OddThemes | Since 2017
googleecfd0c776a0c6686.html